Como poderemos fazer os nossos atletas atingir o seu melhor rendimento?

O treino de competição é capaz de provocar o máximo de rendimento dos nossos atletas, desta forma esta metodologia provoca emoções ao atleta, como a vontade de vencer que o faz superar constantemente. Qualquer exercício, por mais banal que pareça ser, dá para incutir competição. Nestes exercícios verifica-se sempre uma elevada intensidade proporcional à vontade de vencer.

No entanto, este tipo de treino deve ter os seus cuidados, pois devemos incutir aos atletas que façam o melhor possível para vencer, em vez de, ser o melhor. Fazer o melhor possível e ser o melhor, são coisas completamente diferentes.

Concentra-te no esforço que o atleta fez para fazer o melhor possível e não no resultado, não te concentres no facto de ganhar ou perder.

A competição pode provocar  situações menos agradáveis se não for um processo controlado. A forma como os treinadores e o restante quadro de envolvimento do processo de formação desportiva preparam e provocam a reflexão e tratamento desta incontornável consequência da actividade competitiva (vitória e derrota) é que são responsáveis pelo ambiente mais ou menos dramático que se encaram as vitórias e as derrotas.A competição tem de ser um elemento controlado para poder intervir como catalisador da preparação dos jovens

Em todos os meus treinos há pelo menos 2 exercícios de competição, momentos em que os jogadores dão o melhor de si.

 

Fazer o melhor possível é o que realmente importa!

 

Bons treinos,

Pedro Pereira

Anúncios